sábado, 11 de julho de 2009

SOBRE A TRISTEZA

Há uma verdade encantadora em Deus: o pressuposto de que sempre tem alguém perdido. Desejo ilustrar isso com uma lembrança dos dias de menino no interior de Goiás: o Assum Preto. Ave de canto inigualável que algumas pessoas têm a capacidade de capturar, vazar-lhes os olhos para terem o sádico prazer de ouvir seu canto. É que dizem, lá em Goiás, que o Assum Preto canta melhor quando está cego e cativo, dizem que seu canto se multiplica em beleza por causa da tristeza.
Então, problemas, relacionamentos, pecados (não subestime o poder sádico e cegador dessa palavra), assumem o papel dos caçadores do Assum Preto. Trancam os corações na gaiola e ficam ouvindo suas dores. É por isso que Deus sempre pressupõe que tem alguém assim, como a ave na gaiola, está escravizada, cega, uivando em suas tristezas.
O livro de Jó pergunta: “Quem tirará do imundo o puro”? A pergunta foi feita para homens, sábios, mas homens apenas, e a resposta foi: “Ninguém”! Então o poeta sofredor falou da árvore cortada, que ainda podia se renovar e seus brotos não cessariam, falou da raiz que envelheceu na terra e do tronco que morreu no pó da sequidão... Mas aí vem a esperança: ao cheiro das águas a raiz brotará e o tronco rejuvenescerá e dará ramos e esses ramos darão frutos.
Bonito? Mais que isso. C S Lewis disse que a força da palavra de Deus é que ela alcança o romance, com uma diferença, a verdade. Então, essa descrição é a verdade declarada de Deus para o coração que, por alguma razão, acha-se como o pássaro do começo desta crônica.
Vejamos algumas verdades simples, porém poderosas, dessa palavra: Deus aquece o que está com frio. Frio é solidão e Deus é presença e calor. Deus sacia a fome de quem está faminto. Deus é pão e fome é saber-se incompleto sem a presença dele. Deus torna limpo o que está sujo. Limpeza é a capacidade de se render e entregar suas vontades e direitos. Sujeira é permanecer na prática que te fere e ainda tentar subornar a própria consciência com práticas cristãs convencionais. Deus pode mudar isso. Deus dá repouso a quem está cansado. Os entendidos dizem que nunca houve uma geração tão cansada como a nossa. Talvez seja verdade. O que é incontestável é que Deus dá descanso!
Lembre-se: é tudo uma questão de compreender o pressuposto de Deus. Ele sabe que tem sempre alguém perdido. Se você é um desses, então seja bem vindo à casa dos necessitados de Deus.

Colorado do oeste, 15 de julho, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário